A BELEZA DA MENTE PURA DAS CRIANÇAS COM O RACIOCÍNIO LÓGICO
Em uma aula de laboratório sobre os micróbios (protozário ciliado), foi feita uma pergunta, observando no microscópio. 1º ano do Ensino Fundamental.
- Vocês conseguem contar quantos micróbios há na gotícula de sua lâmina, tirada da placa de Petri?
As crianças respondem:
- Não, porque eles ficam correndo de um lado para o outro. Então a gente conta um várias vezes.
Foi colocado nas lâminas de cada criança uma gotinha de lugol (iodo diluído) e nova pergunta.
- E agora, dá para contar?
As crianças respondem:
Sim, porque eles morreram.
Outros respondem:
- Dormiram.
Novo questionamento:
- Como vocês vão descobrir, se morreram ou dormiram?
As crianças respondem:
- Tira o que você colocou e vamos esperar um pouco. Se não voltarem a correr, é porque morreram.
- Então, agora vamos contar, quantos há em cada gotinha de lâmina?
Aí surgem as respostas:
- Na minha tem 12...., 15....., 7 ....., 9....etc.
Novo questionamento:
- Dá para contar quantos micróbios contém na placa de Petri toda?
Uma criança responde:
- Se você ficar a vida toda só contando...
Uma criança chamada João Luiz Kurianski (hoje no 2ºEM) responde:
- Dá, vê o tamanho da gotinha e da placa de Petri, divide um pelo outro, aí fica sabendo quantas gotas você tem na placa e multiplica pelo número de micróbios de cada gotinha.
REVISTA SCIENTÍFICA AMERICAN BRASIL
Como os bebês pensam
Crianças muito pequenas sabem, vivenciam e aprendem muito mais que cientistas acreditavam.
CONCEITOS – CHAVE
* As aptidões cognitivas de bebês e crianças pequenas suplantam de longe as atribuídas por psicólogos durante muito tempo. Eles são capazes, por exemplo, de imaginar a experiência de outra pessoa e compreender a noção de causa e efeito.
* Crianças aprendem a desvendar o mundo de modo muito semelhante ao de cientistas – de fato, elas conduzem experimentos, analisam estatísticas e formam teorias para explicar suas observações.
VIVENCIAL MATER
Sensibilizar, estimular, questionar o raciocínio para que se desenvolva inteligentemente com o amor através de observação da realidade (experiências).